Non una questione privata,
una questione di privacy


La polizia postale, con la scusa dell'indagine su crocenera anarchica,
ha avuto modo di spiare per un anno le comunicazioni personali
di tutti gli utenti del server autistici.org / inventati.org

http://www.autistici.org/ai/crackdown

Quando começamos o projeto Autistici, com nosso pessimismo cósmico pensavamos que o pior que nos podia passar era que levassem a máquina, interceptassem o trânsito de dados através de ataques, ao mesmo tempo pensavamos que a criptografia era suficiente para que as comunicações de nossos usuários tivessem um mínimo de segurança.

Estavamos equivocados. Na Itália não existem condições pra falar de proteção da privacidade em nenhum nível. No dia 15 de junho de 2004, agentes da policia postal sob ordem vinda de Bologna se apresentaram ao provedor Aruba, onde esta um dos servidores de nossa associação. Sem avisar-nos Aruba desligou a máquina e permitiu aos agentes copiar o que quiseram. Quando ligamos perguntando porque o servidor estava fora do ar a resposta foi que havia um problema na conexão elétrica do gabinete.

Desde esse momento, como se vê nos atos, que faz poucos dias estão a nossa disposição, procederam a interceptar o webmail da conta croceneraanarchica@inventati.org. Potencialmente podem interceptar e recompor claramente as comunicações que passam por esta máquina, tiraremos-a desse provedor e veremos quais são as próximas coisas para fazer.

Desde agora convidamos a todos os que têm uma máquina ou um site nessa web farm e consideram importante sua própria privacidade a se procurar outro lugar e deixar que Aruba se apodreça em sua insignificância. As condições da privacidade na Itália eram dramáticas: agora temos provado em nossa pele que podem desconectar a conexão e declarar a morte clínica do paciente.

Não podemos saber quantos provedores comerciais dêem auxílio às forças da ordem sem notificação aos clientes, não podemos saber quais nem quantas informações as forças da ordem podem tirar de nossos servidores ou sites, não sabemos que podem fazer com toda essa informação nem porquanto tempo, não podemos saber se o provedor tem esta mesma forma de atuar só por pedidos comerciais bem pagos por outros servidores ou se é também utilizado por agências de mercado para dados pessoais.

O palco que se monta é digno das piores utopias negativas: organizar uma potencial interceptação de massa de algo em torno de 6000 usuários e 500 listas de discussão, com a justificação de ler uma só conta de email está muito longe do conceito de liberdade de expressão.

storia e finalita' della rete telematica antagonista autistici.org/inventati.org - english version

27/06 Compromesso il serverone del FLUG
02/08 Interrogazione parlamentare

02/08 Aggiornamenti di Agosto
(en)
24/06 Cosa succede ora?
( en )
22/06 Descrizione dei fatti
( en | de | es | pt )
21/06 Scoperta la violazione
( en | de | es | pt | hr )

spiegazione semplice - simple explanation [en]
spiegazione tecnica
appunti legali - some legal notes [en]

Materiali per propaganda
Boicotta aruba
reclaim your privacy

comunicati
guestbook

rassegna stampa